Em dias de chuva, a atenção ao dirigir deve ser redobrada. A água atrapalha a visão do motorista, cria reflexos no vidro e diminui a aderência dos pneus. No início das chuvas é ainda mais perigoso, porque a água se mistura com os resíduos no asfalto e deixa a pista escorregadia. De acordo com o diretor de educação no trânsito do Departamento de Trânsito (Detran), Marcelo Granja, o número de pequenas colisões aumenta 30% no período chuvoso. “Isso acontece por diversos fatores: os motoristas não mantêm distância, a pista fica escorregadia, a visibilidade diminui, entre outros”, diz.
O Detran alerta que a falta de atenção está vinculada às colisões. “A atenção está diretamente ligada à visibilidade. O condutor tem a rotina da via seca. Quando começa a chuva, ele não pensa que precisa de mais tempo para fazer uma parada”, lembra.
Carro
É fundamental observar as condiçõs do veículo. Segundo ele, o primeiro ponto é a revisão nos freios. “Se tiver uma roda freando mais que a outra, há risco de o carro rodar”, explicou o instrutor de direção Marcelo Mazzaro. Se os pneus estiverem carecas, eles ficam mais escorregadios.
Também é necessário observar as paletas do limpador do parabrisa. “Na seca, elas ressecam e não têm boa aderência para limpar o vidro”, ressaltou. Mazzaro informou ainda que o ar-condicionado deve estar em ótimas condições. “Se não tiver ar-condicionado, a pessoa deve andar com uma flanela”. Além disso, as luzes do carro devem estar funcionando corretamente.
Venha para a melhor Auto escola e CFC de São Paulo Educatran Cfc - Contato (11) 5549-1234
Nenhum comentário:
Postar um comentário