segunda-feira, 28 de julho de 2014

DIRIGIR EM PONTO MORTO É GRAVE!!!


Manobrar o carro em ponto morto para entrar na garagem, dirigir em ponto morto, ainda que sejam poucos metros, ou descer um aclive ou serra em ponto morto com a "justificativa" de que economiza gasolina é um dos principais vícios ao dirigir que colocam em risco a segurança. Tanto é perigoso que dirigir ou manobrar em ponto morto é infração média, rende 4 pontos na CNH, R$ 85,13 a menos no bolso e medida administrativa de retenção do veículo.

Art. 231. Transitar com o veículo:

IX - desligado ou desengrenado em declive

Infração: média

penalidade: multa

medida administrativa: retenção do veículo

A função da embreagem é fazer o sistema de transmissão, a comunicação, entre a caixa de marchas, daí para o diferencial e para as rodas. O que ocorre é que quando o carro está em ponto morto, desengrenado, a comunicação entre o motor e as rodas fica interrompida, ou seja, o motor não traciona, perde o contato com as rodas e o carro fica solto, bobo, sem controle. Por este motivo é que se deve estacionar o carro, desligá-lo e deixar alguma marcha engrenada, além do freio de mão puxado, pois se acontece alguma coisa e o freio de mão não segura, a marcha engrenada, mesmo com o carro desligado, não deixa ele se deslocar.Tenta rebocar um carro desligado com a marcha engrenada que você vai entender ligeirinho.


Comprovar essa falta de comunicação entre o motor e as rodas com o carro em ponto morto (e também a falta de controle do motorista) é simples: ligue o carro, deixe em ponto morto e acelere prá ver o que acontece. Simplesmente o carro não vai andar porque o motorista não tem controle sobre o veículo em ponto morto. Pode botar prá acelerar que o motor vai berrar e as rodas vão ficar ali, paradinhas, no melhor estilo "daqui não saio, daqui ninguém me tira". Por quê? porquê o motor não transmite força para as rodas, o que significa que o motorista não tem nenhum controle sobre o carro

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