segunda-feira, 28 de julho de 2014

DIRIGINDO Á NOITE


1 - Luzes ofuscantes Lâmpadas irregulares e faróis desajustados são um incômodo a mais; não há dados sobre multas
2 - 50 km/h O motorista tem uma visão periférica de 90 graus. Parada, uma pessoa "vê" 180 graus 
3 - 100 km/h Quem está ao volante do automóvel tem um ângulo de visão restrito a 40 graus 
4 - Iluminação contrária Os faróis dos carros que vêm em sentido oposto podem ofuscar o motorista durante alguns segundos 
5 - Visão restrita A profundidade de campo cai de 250 metros à luz do dia para 40 a 50 metros à noite 
6 - Riscos ocultos À noite, um animal ou obstáculo só será percebido dentro do ângulo de visão do motorista e à distância aproximada de 60 metros 
7 - Cálculo errado Um motorista ou pedestre a 100 ou 120 metros de distância vê os faróis do outro carro, mas não é visto

O inverno chegou trazendo as noites mais longas. É preciso sair do trabalho depois do pôr-do-sol, mais do que um desconforto para muitos motoristas. Aos limites da visão se juntam a falta de iluminação pública e a agressão dos faróis desregulados e das lâmpadas fortes. Nas estradas, o movimento é menor. Mas o número de acidentes aumenta.

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